BEM VINDO AO BLOG!

domingo, 5 de agosto de 2012

Programação Acadêmica da Disciplina Direito Penal III

PROGRAMAÇÃO ACADÊMICA DA DISCIPLINA DIREITO PENAL III 



1. EMENTA

Analisa crimes definidos na parte especial do Código Penal, especialmente estudando os crimes contra a pessoa, o patrimônio, a propriedade imaterial e os costumes.


2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Do homicídio. Suicídio: induzimento, instigação e auxílio. Infanticídio e aborto. Lesões corporais. Da periclitação da vida e da saúde. Rixa. Crimes contra a honra: calúnia, difamação e injúria. Crimes contra a liberdade individual: sequestro. Do furto. Roubo e extorsão. Dano. Apropriação indébita e receptação. Estelionato. Estupro e atentado violento ao pudor. Corrupção de menores. Lenocínio e tráfico de mulheres. Ultraje público ao pudor. . 


3. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MIRABETE, Júlio Fabrini. Masnual de Direito Penal, vol. 3. 25ª Ed. SP. Atlas. 2010. PRADO, Luiz Régis. Curso de Direito Penal Brasileiro. Vol. 3. SP RT. BITENCOURT, Cezar Roberto, Tratado de Direito Penal, vols. 3 e 4. Saraiva. GRECO, Rogério, Curso de Direito Penal vol II Ed. Impetus 


 4. METODOLOGIA

As aulas serão dividas em: expositivas, debates e práticas. As aulas expositivas podem ser ministradas pelo professor com a participação dos alunos trabalhando pontos específicos do assunto, as aulas debates consistirão em analisar textos, livros específicos ou filmes indicados previamente aos alunos. A participação dos alunos incluirá a redação de textos por parte dos mesmos sobre pontos do programa. As aulas práticas analisarão casos concretos, em especial que estejam acontecendo na nossa cidade, no país ou no mundo, confrontando com o assunto estudado no semestre, para que o aluno possa situar a matéria teórica com a sua aplicação prática. A avaliação será permanente, constando além das provas previstas no calendário acadêmico, da participação de cada um no decorrer do semestre letivo. 


5 . AVALIAÇÕES

A apreciação do 1º e 2ºGQ se dará através de uma avaliação individual escrita (prova), a qual poderá ser acrescida de pontos correspondentes às atividades desenvolvidas pelo aluno durante a disciplina. 


6. CRONOGRAMA PARCIAL

01ª Aula /Assunto: Apresentação do docente, do programa, dos objetivos e da metodologia da disciplina. Assunto: Homem e crime. 02ª Aula /Assunto: Homem e crime. Do homicídio. 03ª Aula /Assunto: Homicídio. Continuação do ponto anterior. 04ª Aula /Assunto: Conclusão do ponto anterior. 05ª Aula /Assunto: Atividade com o ponto anterior (filme ou leitura). 06ª Aula /Assunto: Suicídio: Induzimento, instigação e auxílio. 07ª Aula /Assunto: Infanticídio e aborto. 08ª Aula /Assunto: prática sobre os pontos anteriores. 09ª Aula /Assunto: Lesões corporais. 10ª Aula/ Lesões corporais. 11ª Aula/Assunto: Da periclitação da vida e da saúde. 12ª Aula/Assunto: Rixa. 13ª Aula/Assunto: Crimes contra a honra. 14ª Aula/Assunto: Liberdade individual. 15ª Aula/ Assunto: Crimes contra o patrimônio 16ª Aula/ Assunto: Crimes contra a dignidade sexual

Nenhum comentário:

Postar um comentário