BEM VINDO AO BLOG!

domingo, 27 de agosto de 2017

Suicídio visto na antiguidade

Os cuidados quanto aos defuntos

DELUMEAU, Jean. História  do medo no Ocidente São Paulo: Cia das Letras. 2009. P. 134/135

“Precaver-se contra um defunto tornava-se ainda mais necessário se este era um suicida. Na Grécia antiga cortava-se lhe a mão direita. Sua vontade de morrer era considerada uma manifestação de ódio em relação à vida e aos vivos. 

No Ocidente “moderno”, faziam-no sair da casa onde jazia, seja lançando-o pela janela, seja – por exemplo, Lille no século XVII – fazendo-o “passar por baixo da soleira da casa por um buraco, com a face contra a terra como um animal”.Gesto de conjuração que lembra que todo morto é maléfico. O padre Thiers conta ainda que  no Perche a roupa branca usada pelo defunto durante sua doença devia ser lavada à parte para impedir “que causasse a morte daqueles que a usariam depois dele”. Do mesmo modo, a colocação da mortalha devia ser feita não sobre a mesa do quarto onde ocorrera o falecimento, mas sobre um banco ou no chão, senão “alguma outra pessoa da casa morreria no mesmo ano”.


O rito descrito é ambíguo. Do ponto de vista etnográfico, significa que se queria impedir o culpado de reencontrar o caminho de sua casa – razão pela qual o faziam passar pela janela e com o rosto voltado para baixo. 

Para a Igreja, aquele que pusera fim aos seus dias desesperara do perdão divino. Excluíra-se assim da comunidade cristã: o que era marcado de maneira ostensiva. Na maior parte das províncias da França acreditou-se nas “lavadeiras noturnas”, obrigadas até o fim do mundo a bater e torcer a roupa porque haviam cometido infanticídios ou enterrado parentes de forma indigna ou ainda trabalhado muito frequentemente aos domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário