BEM VINDO AO BLOG!

domingo, 27 de agosto de 2017

Abandono de crianças

Os pequenos enjeitados

A rejeição, o infanticídio e a prática do abandono de crianças recém-nascidas pelas mães já eram uma realidade social na cidade de São Paulo no período dos anos oitocentos...

Por Robson Roberto da Silva



Segundo o historiador Renato Pinto Venâncio, havia uma grande diferença entre expor e enjeitar uma criança recém-nascida. Enquanto que o primeiro era deixar a crianças em qualquer lugar, expostas aos maiores perigos; o segundo referia-se a entregá-la aos cuidados de outras pessoas ou a entidades religiosas

Condições precárias

Os expostos que davam entrada no Hospital da Santa Casa de Misericórdia recebiam os primeiros cuidados, eram registrados no Livro de Entrada e, depois, batizados. O sistema de atendimento das crianças expostas não era satisfatório, suas instalações eram acanhadas e as condições higiênicas eram péssimas.



A sociedade exigia providências com relação às mortes e ao excesso de abandonos de crianças pelas ruas e portas das casas. Somente no início do século 19, o governo provincial e a Igreja Católica inauguraram a Roda dos Expostos, em 2 de setembro de 1825, no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Foram inaugurados também o Recolhimento Feminino - denominado Seminário da Glória e o Internato Masculino, denominado Seminário de Sant'Anna.

Essas entidades não recebiam ajuda financeira do governo provincial, especialmente depois da promulgação da Lei dos Municípios de 1828 que transferia toda a responsabilidade sobre os expostos para a Santa Casa. Assim, sobreviviam por meio de doações das famílias ricas ou de outros rendimentos menores. Diante de tal quadro de carestia, não é de surpreender a alta mortalidade infantil dentro dessas instituições. Além disso, havia casos das crianças expostas estarem em estado doentio tão avançado que era impossível qualquer atendimento médico - sendo que muitos bebês eram encontrados mortos dentro da roda.

O acolhimento dos expostos não era um "asilo de crianças" e elas não permaneciam por muito tempo. Após entrada, registro, batismo - e dos primeiros cuidados -, os recém-nascidos eram enviados para amas de leite mercenárias para amamentá-los, elas recebiam cinco mil réis por criança, e as amas secas, quatro mil réis. A mortalidade acompanhava as crianças durante a amamentação, devido à falta de cuidados das amas de leite com a higiene, contraindo doenças por meio do leite materno.

Como as amas eram negras livres e pobres, ou escravas alugadas pelos seus senhores, cada uma tinha que amamentar o maior número possível de bebês abandonados para aumentar seu rendimento, assim, não tinham como dar os cuidados necessários para a grande quantidade de recém-nascidos que amamentavam. Raríssima era a cena de uma única ama de leite cuidar e zelar por uma única criança, isso seria um privilégio dos filhos dos senhores de escravos.

A "roda" consistia de um cilindro de madeira oco instalado no muro do Hospital da Santa Casa com uma abertura voltada para a rua onde se depositava o recém-nascido, esse cilindro girava em torno do seu próprio eixo e ao girá-lo, a abertura dava acesso à parte de dentro do Hospital, após isso, tocava-se a sineta avisando a freira, que ia buscar a criança exposta

Por fim, os expostos ficavam aos cuidados das amas-de-leite até os 7 anos de idade, depois disso, seriam enviadas para as instituições de caridade, as meninas eram internadas no Seminário da Gloria e os meninos eram internados no Seminário de Sant'Anna, onde receberiam a adequada educação para a formação de cidadãos úteis a sociedade, outras eram adotadas por famílias criadeiras, nas quais seriam utilizadas nos serviços domésticos e nas atividades e tarefas da economia familiar.

Esse sistema de assistência a infância abandonada fundamentado na caridade e piedade cristã, onde a participação da Igreja Católica foi essencial, vigorou por todo o século 19, sendo criticado apenas nas ultimas décadas daquele século e nas primeiras décadas do século 20 pelos médicos e higienistas.

No exemplo apresentado das crianças expostas e enjeitadas em São Paulo no século 19, percebemos que a questão da infância abandonada não é nova, mas perpassava em todo processo histórico no Brasil.

Perguntarmo-nos por que o costume do abandono de crianças recém-nascidas ainda permanece em nossos diais? Porque tanto o Estado como a sociedade civil sempre foi totalmente ausente e negligente sobre essas questões sociais e ambos possuem uma enorme dívida social com as populações mais empobrecidas, principalmente com as crianças abandonadas.


A roda




Ilustração do abandono de uma criança na Roda dos Expostos, séc. 19



ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaskman. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1981.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2003.
MARCÍLIO, Maria Luíza. História social da criança abandonada. São Paulo: Hucitec, 1998.
PRIORE, Mary Del (org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.
VENÂNCIO, Renato Pinto. Famílias abandonadas: assistência à criança de camadas populares no Rio de Janeiro e em Salvador. Campinas: Papirus, 1999.


Nenhum comentário:

Postar um comentário